Heroes Shed no Tears - Prólogo + Capítulo 1

Iae pessoas, tudo bem? trazendo aqui pra vocês mais um projeto: Heroes Shed no Tears (Heroes não derramam lagrimas), é uma novel chinesa que já foi concluída e só tem 18 capítulos.
Eu espero que vocês gostem da novel e também é claro, da tradução! rs XD





Heróis não derramam lágrimas


Prólogo

Uma montanha alta, um penhasco baixo, uma nova primavera, um pinheiro antigo, um forno brilhantemente ardente, um pote de chá verde, um velho, um rapaz.


“Qual é a arma mais temível abaixo do céu?”, Perguntou o rapaz. “É o punhal voador do pequeno Li, que nunca perde o alvo?”


“Costumava ser, mas não mais.”

“Por que não?”

“Desde que Li Tanhua* passou para a imortalidade, sua arma pode ser considerada perdida para sempre.” O velho suspirou abatido. “A partir deste dia, o mundo nunca mais verá uma pessoa como Li Tanhua, e nunca mais haverá uma arma como a adaga voadora do Pequeno Li”.
(NT: Ele está se referindo ao personagem titular da série Flying Dagger do Little Li. "Tanhua" é na verdade um título para alguém que se coloca em terceiro lugar nos exames imperiais da China antiga).

O rapaz olhou para a montanha, para as nuvens brancas flutuando lentamente após o cume.“Então, qual é a arma mais temível do mundo agora?”, Perguntou o garoto novamente. “É a Espada antiga do Grande Sr. Lan* da Montanha Azul?”
(NT: O sobrenome desta pessoa 'Lan' é o mesmo caractere usado para a cor azul).


“Não.”

“É a Lamina de Ferro do Grande Rei do ‘Deus do Mar da China Meridional’?”
(NT: Ao longo desta história vou consistentemente traduzir o caráter chinês 刀 como “lâmina.” Este caractere abrange todos os tipos de lâminas).

“Não.”


“É a lança de prata ‘Definindo do Sol’ do Comissario Ma Changfeng de Guangdong*?”
(NT: Guangdong é uma província da República Popular da China).

“Não.”


“É a lâmina da lua de Fei Xingyin, que há três anos matou 8 bandidos enquanto estava a cavalo na velha estrada principal de Handan*?”
(NT: Handan é uma cidade na província de Hebei).

“Não.”


“Ok, eu sei.” O jovem parecia muito confiante. “É o ‘Gancho da Despedida’ de Yang Zheng. Definitivamente é o ‘Gancho da Despedida’ de Yang Zheng.”


“Não, não é” disse o velho. “Embora as armas que você mencionou são de fato muito temíveis, elas não são as mais temíveis.”


“Bem, qual é a mais temível?”

“Uma caixa solitária.”


“Uma caixa solitária?” O garoto ficou surpreso. “A arma mais terrível abaixo dos céus é uma caixa solitária?”


“Sim.”

* *


Capítulo 1


Uma pessoa solitária, uma caixa solitária.
Um silencio, uma pessoa comum, carregando uma antiga, caixa comum. Quando o sol se pôs, esta pessoa entrou silenciosamente na antiga cidade de Chang'an.

Parte 1



O décimo quinto dia do primeiro mês do calendário lunar.
Chang'an*.
(NT: Chang'an é a moderna Xi'an na província de Shaanxi).
 Zhuo Donglai* fechou a porta, fechando o vento e a neve que, durante mil anos, haviam feito parte da antiga cidade de Chang'an.  Ele tirou o casaco violeta, de pelo marfim e o pendurou no cabide de sândalo vermelho violeta, apoiado à esquerda. Em sua mão direita, ele segurava um conjunto de pinças de cobre vermelho violeta, que usava para acender o fogo no brasão de cobre vermelho violeta à sua frente, um braseiro que nunca extinguiu.
(NT: O nome de Zhuo Donglai em chinês é    Zhuō Dōng Lái. "Donglai" literalmente significa ‘vem do leste’).
 Ao lado do braseiro havia uma cadeira de sândalo vermelho-violeta, sobre a qual estava coberta com uma pelagem sable* vermelho violeta. Ao lado da cadeira havia uma mesa de sândalo vermelho violeta, sobre a qual havia uma garrafa de cristal violeta, cheia de vinho tinto persa.
Levava apenas dois passos para chegar à mesa, sobre a qual ele poderia se servir de uma taça de vinho.
Ele gostava da cor violeta.
Ele gostava de famosos cavalos de corrida, mulheres bonitas, roupas luxuosas e bom vinho. Ele gostava de se divertir.
Ele era extremamente particular e exigente, e sempre planejava tudo meticulosamente. Ele nunca estava disposto a desperdiçar nem mesmo a menor quantidade de energia, e também nunca foi descuidado. Ele nem sequer fez exceções para pequenos assuntos cotidianos da vida.
Este era Zhuo Donglai.
Talvez fosse porque ele era esse tipo de pessoa que ele tinha conseguido se manter vivo até hoje.
Ele se sentou e tomou um gole de vinho.
O calor da sala luxuosa e linda, o vinho doce e perfumado, já havia afastado o frio de seu corpo. De repente, ele se sentiu muito cansado.
Os últimos dois dias de preparação para a grande cerimônia de hoje à noite já haviam jogado suas rotinas normais no caos.
Ele definitivamente não podia permitir nenhum erro. Até mesmo o menor erro poderia levar a um erro maior, um erro que nunca poderia ser remediado. E se isso acontecesse, não só ele se sentiria culpado pelo resto da sua vida; seu mestre também seria implicado. Na verdade, ele poderia até mesmo afetar todos os Jianghu.*
(NT: Jianghu é uma comunidade de artistas marciais em histórias de wuxia [gênero literário e cinematográfico, originário da China] e, mais recentemente, sociedades fora da lei como as Triads).

O mais importante era que ele não podia permitir que a vida ou reputação de Sima Chaoqun* fosse prejudicada de qualquer maneira, especialmente agora, no auge de seu sucesso.

(NT: O nome de Sima Chaoqun em chinês é 司马超群 Sīmǎ chāoqún. Sima é geralmente um sobrenome chinês incomum. Chaoqun significa literalmente algo excepcional ou extraordinário).

Uma pessoa como ele, que tinha trabalhado tão duro para se tornar um ídolo para os heróis de Jianghu, deve ter sucesso em todas as empresas, nunca deve falhar.
Havia duas coisas na vida que Zhuo Donglai não podia tolerar: erros e fracassos.

 * *
Sima Chaoqun já era invencível.
Ele se tornou proeminente em Jianghu aos dezoito anos. Durante suas trinta e três grandes batalhas, ele nunca havia sido derrotado.
Ele era alto, forte e bonito, com uma disposição poderosa e ousada. Seu rosto robusto sempre carregava um sorriso brilhante. Mesmo seus inimigos não poderiam negar que ele era um homem único, e nunca haveria uma escassez de mulheres bonitas dispostas a acompanhá-lo. E, no entanto, era completamente fiel não só a sua esposa, mas também a seus filhos e amigos. Não havia estado envolvido em nenhum tipo de escândalo.
Ele estava extremamente orgulhoso disso.
No entanto, o que era mais digno de orgulho em sua vida era o que ele tinha realizado nos últimos dois anos. Usando todas as suas habilidades de artes marciais, sabedoria, bom caráter e ética de trabalho franco, tinha percorrido a estrada entre Heshuo nas planícies Centrais, todo o caminho para o Nordeste da China, persuadindo 39 dos maiores heróis e bandidos para se juntar a ele. Se elevando das profundezas do submundo para o auge da justiça, ele havia organizado uma Grande Agência de Proteção jamais vista antes. Para taxas razoáveis, eles protegem qualquer comerciante ou viajante na região.*
(NT: Heshuo se refere à região norte do Rio Amarelo nas Planícies Centrais da China).
 Nenhum acidente aconteceu a qualquer um que estivesse sob a proteção de sua bandeira de cetim bordada de violeta, em que estava o caractere ‘Grande’.
Esta foi uma conquista sem precedentes, gloriosa no mundo de Jianghu. E era algo que não poderia ser alcançado usando ferro e sangue sozinho.
* *
Sima Chaoqun estava atualmente com trinta e seis anos de idade, e já poderia ser considerado um ídolo para os heróis do Jianghu - Um ídolo heroico invencível.
Somente ele e Zhuo Donglai sabiam o que ele realmente precisou para alcançar essa posição.

Parte 2



Depois de terminar sua primeira taça de vinho, Zhuo Donglai mais uma vez pensou no plano para a grande cerimônia da noite, do início ao fim.
Ele sempre bebeu lentamente, mas pensava muito rapidamente.
Hoje seria a primeira vez que Sima Chaoqun aceitaria um discípulo pessoal. De cuja perspectiva você olhasse para ele, este assunto poderia causar uma enorme sensação no Jianghu.
A parte mais chocante disso tudo era que o primeiro discípulo de Sima Chaoqun era Yang Jian, que há apenas um mês traiu o ‘Clã do Leão* das Planícies Centrais’.
(NT: O que eu estou traduzindo como ‘Leão’ é na verdade ‘Leão Masculino.’ Mas... não soa muito legal em Português, então vou deixá-lo como ‘Leão’).
 Entre os quarenta grupos de heróis que ocuparam as estradas do norte, o Clã Leão foi o único que se recusou a se unir à aliança de Sima Chaoqun. Eram também os maior e mais poderoso clã.
Yang Jian tinha sido um dos quatro tenentes mais confiáveis do Líder do Clã Leão, o Sr. Zhu.
Ninguém em Jianghu nunca teria imaginado que Yang Jian trairia o Clã Leão. Mas todos sabiam que um dia depois de Yang Jian ter deixado o clã, o ‘Leão Feroz’ Zhu Meng tinha enviado mensagens para todo o mundo marcial, expressando sua opinião.
... Não importa a seita, a escola ou o clã, qualquer um que desse abrigo a Yang Jian era um inimigo do Clã Leão e receberia retribuição completa e inequívoca.
E agora, Sima Chaoqun não estava apenas lhe dando abrigo, ele estava abrindo as portas, Acendendo incenso e o aceitando como discípulo.
* *
Mesmo que o Clã Leão não tivesse se juntado à ‘Agência de Proteção Grande’ de Sima Chaoqun, eles também não haviam se oposto a ele, muito menos tentaram derrubá-lo.
‘Leão Feroz’ Zhu Meng era sinistro, feroz e de sangue frio. Ele não era o tipo de pessoa para se brincar, e quando ele fazia uma promessa, ele mantinha. Se ele soubesse que iria lutar sujo para ganhar, então usaria todos e quaisquer métodos para garantir a vitória.
Na verdade, para atingir seus objetivos, ele não hesitaria em sacrificar as cabeças de seus 3.800 subordinados e discípulos.
O que mais apreciava na vida era uma mulher chamada Die Wu.*
(NT: Die Wu nome em chinês é   Dié wǔ. O primeiro caráter é o caráter para a 'borboleta' e o segundo é 'dança').
 Die Wu era linda, e sua dança ainda mais bonita.
O homem que compreendia a beleza das mulheres mais do que qualquer pessoa no mundo, o Marquês Di Qinglin, uma vez teve a oportunidade de vê-la dançar antes de falecer. Ele foi deixado sem palavras. Mais tarde, outros lhe perguntaram como ele se sentia em relação a sua dança, e depois de muito tempo ele suspirava e dizia: “Eu não posso dizer. Nunca vi uma pessoa mortal com tais pernas, nunca imaginei que pudessem existir”.
* *
Todos no Jianghu estavam convencidos de que, sem importar as circunstâncias, Zhu Meng nunca deixaria Yang Jian fora.
Mesmo que ele se mantivesse em movimento contra Sima Chaoqun, ele definitivamente mataria Yang Jian.
Zhuo Donglai discordava.
Ele acreditava que não importava a situação, Zhu Meng não iria tocar em um fio de cabelo na cabeça de Yang Jian.
Ele estava convencido.
* *
A grande cerimônia seria pública. Aqueles que receberam cartões de convite poderiam entrar na câmara interna como convidados pessoais de Sima Chaoqun. Aqueles sem cartões de convite poderiam se reunir no pátio exterior para observar.
Entre os discípulos do Clã Leão, havia muitos que sobreviveram a centenas de batalhas e mataram inúmeros inimigos.
Em Jianghu, havia muitos assassinos profissionais que podiam matar alvos bem protegidos em um piscar de olhos. Qualquer uma dessas pessoas poderia aparecer, se misturar com a multidão, e esperar por uma oportunidade para matar Yang Jian.
Durante todo o curso da grande cerimônia, haveria muitas dessas oportunidades.
Mas Zhuo Donglai acreditava que a cerimônia seria concluída sem problemas, e que nenhum fio de cabelo na cabeça de Yang Jian seria prejudicado.
A razão era que ele havia calculado todas as situações e circunstâncias possíveis; cada pessoa que poderia representar uma ameaça para Yang Jian estava sob sua vigilância.
Em preparação, ele já havia despachado 186 mestres de alto nível do ‘Comissário das 39 Estradas do Norte da Grande Agência de Proteção’, cada um dos quais poderia facilmente lidar com 27 ou 28 adversários.
Zhuo Donglai os tinha dividido em oito grupos, cada um deles assumindo a responsabilidade por uma área diferente.
Mas um dos grupos ele reservou especialmente para lidar com três pessoas.
* *
“Quais as três pessoas?”
Naquela manhã, Sima Chaoqun perguntou a Zhuo Donglai: “Por que você precisa de um grupo inteiro para lidar com elas?”.
Zhuo Donglai só precisava falar os nomes de duas das pessoas para responder à pergunta.
“Por causa das três pessoas, uma é Han Zhang e o outro é o Frango de Madeira*.”
(NT: Em chinês, assim como em inglês, um desses caras tem um nome normal, e o outro tem o nome extremamente estranho e talvez cómico soando ‘Frango de Madeira’).
 No momento, Sima Chaoqun estava comendo.
Ele era um homem pesado, e precisava de muita comida rica para manter seu físico vigoroso.
Seu café da manhã esta manhã era um lombo de carne que pesava cerca de três quilos, juntamente com dez ovos e uma enorme porção de frutas e legumes.
A carne foi assada no carvão, coberta com especiarias e molho suculento, e era extremamente suave.
Este era um de seus alimentos favoritos, mas assim que ele ouviu estes dois nomes, ele deixou cair a faca persa curvada que usava para cortar a carne. Ele olhou para Zhuo Donglai com olhos tão afiados como facas.
“Han Zhang e O Frango de Madeira estão aqui?”
“Sim.”
“Você já as viu antes?”
“Eu não os vi”. Zhuo Donglai calmamente continuou: “Tenho certeza que ninguém aqui os viu”.
A maioria das pessoas em Jianghu tinha ouvido falar deles, mas poucos já tinham visto eles.
Han Zhang era o mesmo que Yang Jian. Ele era um tenente do ‘Leão Feroz’, um de seus seguidores mais confiáveis, e também um dos mais perigosos.
Zhu Meng raramente o deixava sair do seu lado.
O Frango de Madeira era ainda mais perigoso do que Han Zhang.
Ele não tinha casa e sem residência permanente. Ele não tinha um padrão definido de vida, e, portanto, era impossível de encontrar.
Mas se alguém precisava dele, e se ele acreditava que ele precisava dessa pessoa, ele iria aparecer de repente.
O que ele normalmente exigia dos outros era pérolas, joias, ouro ou enormes quantidades de notas de banco.
O que outros normalmente exigiam dele eram o seu laço voador e suas duas lâminas.
Uma lâmina longa, uma lâmina curta.
Ele usava uma lâmina para cortar gargantas gentilmente e habilmente como um fazendeiro cortando colheitas com uma foice.
Quando ele matava pessoas com seu laço, era como um conquistador delicado colocando um colar de pérolas ao redor do pescoço de um amante.
Claro, ele exigia pagamento, e se o pagamento que você oferecesse não fosse suficiente, ele não mataria uma formiga para você, mesmo se você se ajoelhar no chão e implorar.
Quem quer que fosse que exigia seus serviços, eles devem primeiro oferecer um pagamento suficiente. Havia apenas uma pessoa que era uma exceção, porque ele devia essa pessoa a sua vida.
E essa pessoa era Zhu Meng.
* *
A faca curva, seu punho incrustado com Jasper, jazia na bandeja de madeira. A lâmina estava coberta de sucos da carne.
Sima Chaoqun usou um pedaço de seda delicada para esfregar a lâmina até que brilhasse. Quando terminou, perguntou a Zhuo Donglai: “Você nunca os viu, como você sabe que eles estão aqui?”
“Eu sei” ele disse friamente. “Eu sei por que eu sei.”
Será que isso se qualifica como uma resposta? Esse tipo de resposta não era uma resposta. Ninguém ficaria satisfeito com essa resposta.
E no entanto, Sima Chaoqun estava satisfeito.
Porque foi dito por Zhuo Donglai, e ele confiava no julgamento de Zhuo Donglai, tanto quanto ele confiava que a faca na bandeja de madeira podia cortar carne.
Contudo, os seus olhos de repente brilharam com uma expressão estranha. E então ele disse algo muito estranho.
“Um erro!”, Ele disse. “Desta vez, Zhu Meng cometeu um erro!”
“Por quê?”
“Han Zhang e o frango de madeira já estão aqui?” Ele perguntou.
“Sim”, disse Zhuo Donglai.
“Eles podem sair com suas vidas?”
“Não”.
“Eles são úteis para Zhu Meng?”
“Eles são.”
“Eu mandaria duas pessoas úteis para a morte?” Sima perguntou a Zhuo Donglai. “Bem, eu faria?”
“Não.”
Sima riu. “Então, Zhu Meng cometeu um erro.”
Zhuo Donglai não riu. Ele esperou até que Sima tivesse terminado, então lentamente disse: “Zhu Meng não cometeu um erro”.
“Oh?”
“Ele não os enviou aqui para mandá-los para a morte”.
“Então, o que ele os mandou fazerem aqui?”
“Para ser uma frente”, disse Zhuo Donglai. “Han Zhang e o frango de madeira são apenas uma frente.”
“Por quê?”
“A pessoa enviada para assassinar Yang Jian não é nenhum dos dois. É outra pessoa. Se tomarmos apenas precauções contra eles, então a terceira pessoa terá um tempo muito mais fácil fazer um movimento.”
"Quem é a terceira pessoa?"
“É um rapaz. Ele veste roupas de pano caseiro e carrega uma espada. Ele está hospedado em uma pousada barata e, para cada refeição, come uma tigela de macarrão com couve cozida*. Ele está aqui há três dias, mas nunca saiu de seu quarto senão para comer.
(NT: As referências de repolho aqui são o clássico ‘bai cai’ ou em cantonês ‘bok choy’).
 “Ele se tranca num quarto cheio de insetos fazendo o quê?”
“Eu não sei”.
“De onde ele é?”
“Eu não sei.”
“Que habilidade de espada ele estudou? Sua habilidade de espada é alta ou baixa?”
“Eu não sei.”
As pupilas de Sima Chaoqun contraíram.
Ele e Zhuo Donglai eram amigos há vinte anos. Da aflita e empobrecida lama, eles haviam arranjado o caminho até sua posição atual. Ninguém o entendia melhor do que Zhuo Donglai, e ninguém entendia Zhuo Donglai melhor do que ele.
E, no entanto, nunca imaginou que iria ouvir as três palavras “Eu não sei”, vindo da boca de Zhuo Donglai.
Quando Zhuo Donglai queria investigar uma pessoa, ele precisava no máximo 6 a 10 horas para descobrir a origem dessa pessoa, circunstâncias familiares, hábitos, passatempos, afiliações de artes marciais, o paradeiro mais recente e destino atual. Ele podia descobrir tudo. Não só ele era extremamente experiente neste tipo de matéria, ele tinha muitos métodos diferentes, muitos métodos especiais, cada um dos quais era muito eficaz.
Sima Chaoqun sabia tudo sobre esses métodos.
“Ele está hospedado em uma pousada barata”, disse Sima Chaoqun, “e ele usa roupas feitas de materiais grosseiros. Ele come macarrão com repolho fervido. A partir desses fatos, você pode pelo menos ver que ele não é uma pessoa muito bem sucedida. Ele não deve vir de uma família muito boa”.
“Parece que é assim”, disse Zhuo Donglai, “mas este jovem é uma exceção.”
“Por quê?”
“Por causa de seu comportamento. Quando o vi, mesmo que ele estivesse em uma pequena loja comendo macarrão com repolho cozido com um monte de Coolies*¹ e condutores de riquixás*², parecia que ele tinha acabado de se colocar em primeiro nos Exames Imperiais e estava festejando com o Imperador. Mesmo que ele estivesse usando apenas roupas feitas de pano caseiro, parecia que ele estava usando um casaco de marta que valia mil peças de ouro.”
(NT¹: Coolies é um termo usado historicamente para designar trabalhadores braçais oriundos da Ásia, especialmente da China e da Índia, durante o século XIX e início do século XX).
(NT²: Riquixás é um meio de transporte de tração humana em que uma pessoa puxa uma carroça de duas rodas onde se acomodam mais uma ou duas pessoas).
 “Talvez ele estivesse propositadamente se abafando.”
“Este tipo de atitude não pode ser fingida. Só alguém que está completamente confiante em si pode ter esse tipo de comportamento. Nunca vi alguém tão confiante.”
Os olhos de Sima Chaoqun brilhavam. Parecia que ele estava muito interessado nesse jovem.
Zhuo Donglai continuou: “O nome que ele usou na pequena estalagem era 'Li Huicheng', mas é definitivamente falso.”
“Como você sabe que é falso?”
“Porque eu vi o nome que ele escreveu no balcão de vendas. Ele o escreveu ele mesmo, e corretamente, mas muito rígido. Quando uma pessoa que pode escrever caracteres assina seu próprio nome, não deve ser tão rígida e não natural.”
“Quando ele fala, que tipo de sotaque ele tem?”
“Eu não o ouvi falar, mas eu perguntei ao estalajadeiro.”
“O que o estalajadeiro disse?”
“O estalajadeiro costumava trabalhar para uma agência de proteção, e foi para muitos lugares. Na verdade, ele pode falar os dialetos de sete ou oito províncias diferentes. Mas mesmo ele não sabia de onde ele era.”
“Por que não?”
“Porque este Sr. Li pode falar os dialetos dessas sete ou oito províncias ainda melhor do que o estalajadeiro.”
“E quanto a sua roupa?”
Você pode dizer muito sobre uma pessoa das roupas que eles usam.
Toda a roupa é feita de materiais diferentes. Até mesmo o pano homespun tem muitos tipos diferentes. Diferentes áreas têm diferentes métodos de morrer e tecer, bem como a produção de fios.
Zhuo Donglai era também um perito nestes tipos de matérias.
“Eu tenho certeza que você viu suas roupas”, disse Sima Chaoqun. “O que você pode dizer?”
“Eu não podia dizer nada. Eu nunca vi esse tipo de pano. Eu nunca vi o tipo de fio usado para costurar a roupa. Tenho certeza de que ele mesmo girou o fio, amarrou o pano e costurou as roupas. Até mesmo o algodão provavelmente cresceu sozinho em algum lugar. Em algum lugar que nem você nem eu já estivemos.”
Os dois haviam partido juntos no começo e tinham se aventurado por toda a China.
Sima Chaoqun riu amargamente. "Há lugares em que nós não fomos também, as pessoas que foram para esses lugares não são muitos”
“Eu também não vi sua espada”, disse Zhuo Donglai. "Sua espada estava embrulhada em um pano, e sempre ao seu lado.”
“O pano que a espada estava envolvido, era o mesmo pano de que sua roupa foi feita?”
“Exatamente o mesmo”.
Sima Chaoqun de repente riu. “Parece que este Sr. Li realmente é um excêntrico. Se acontecer que ele está aqui para me matar, então esta noite deve ser muito agradável”.

Parte 3



Anoitecer.

Dentro do pequeno restaurante, as fragrâncias da banha de porco e fritura, o suor dos coolies e condutores de riquixás, o odor de bebidas destiladas, pimentos, alho-poró e alho, todas misturadas em conjunto para criar um cheiro estranho, difícil de descrever.
O pequeno Gao gostava desse cheiro.
Ele gostava do cheiro de nuvens flutuando ao longo de um pico montanhoso, e a fragrância delicada de um vento frio passando por árvores e folhas. E, no entanto, ele também gostava desse cheiro.
Ele gostava do cheiro de estudiosos nobres e elegantes, mas ele também gostava desses homens suados, que estavam sentados comendo alho-poró, cabeças de alho e carnes gordurosas, e bebiam licor forte.
Ele gostava de pessoas.
Isso porque ele tinha estado sozinho por muito tempo, e raramente via pessoas, apenas as montanhas verdes, nuvens brancas, água corrente e pinheiros antigos. Três meses atrás, ele tinha finalmente voltado ao mundo dos homens. E em três meses já tinha matado quatro pessoas.
Quatro senhores de guerra locais com ilustres reputações, pessoas que mereciam morrer, e ainda não podiam ser mortos.
Ele gostava de pessoas, mas matava pessoas.
Ele não gostava de matar pessoas, e mesmo assim as matou.
O mundo está cheio de muitas coisas como esta, coisas que deixam você sem liberdade para tomar qualquer decisão.
* *
Chang'an. Antiga Chang'an. Uma grande cidade, cheia de história antiga e o sentimento de inúmeras lendas.
O pequeno Gao não veio a Chang'an por nenhuma dessas razões.
Ele tinha vindo por uma pessoa... O herói eternamente invencível Sima Chaoqun.
Ele trouxe sua espada com ele, e sua espada estava parada na mão ao lado dele. Estava sempre à mão.
A espada estava embrulhada em um pano.
Poucas pessoas podiam ver essa espada. Desde o momento em que foi forjada até agora, poucas pessoas sequer tinham tido a oportunidade de vê-la.
Esta espada não era uma espada para as pessoas verem.
* *
O pequeno Gao sabia que alguém estava observando ele.
No segundo dia que ele chegou, ele percebeu. Era um homem muito magro, usando roupas muito caras, com um par de olhos frios que pareciam que nunca iriam conter um pingo de emoção. Seus olhos olhavam como se fossem cinza.
Ele tinha visto olhos como este antes.
Quando tinha onze anos, quase tinha sido morto por um leopardo. Os olhos do leopardo pareciam exatamente iguais.
Assim que esta pessoa apareceu, parecia que todos no pequeno restaurante tinham parado de respirar por um momento.
Mais tarde, ele descobriu que ele era o assistente de confiança do chefe superior da ‘Comissário das 39 Estradas do Norte da Grande Agência de Proteção, Sima Chaoqun. Seu nome era Zhuo Donglai.
Pequeno Gao lentamente comia sua tigela de sopa de macarrão com repolho cozido, e ele se sentiu muito feliz.
 Ele sabia que Zhuo Donglai e Sima Chaoqun definitivamente suspeitariam dele, discutiriam com ele, iriam adivinhar quem ele era.
Ele tinha certeza de que nunca saberiam quem ele era.
Ele era como sua espada. Poucas pessoas o tinham visto.

Parte 4



O céu escureceu lentamente. Mesmo que não houvesse nenhuma lâmpada no quarto, a luz da lâmpada do lado de fora brilhava.
Um vento frio soprou através das rachaduras nas janelas, e o som fraco de conversas e risos podia ser ouvido vindo do pátio lá fora.
Sima Chaoqun sabia que os convidados que haviam chegado sem um convite para observar a cerimônia eram mais numerosos do que os que ele convidou pessoalmente.
Ele também sabia que todo mundo estava esperando que ele aparecesse, esperando a chance de vê-lo.
E ainda assim ele se sentou em seu assento, sem se mexer Mesmo quando sua esposa entrou, ele não se mexeu.
Estava extremamente irritado.
Queimando o incenso, aceitando um discípulo, fazer um enorme banquete, recebendo convidados... ele achava que todas essas coisas eram extremamente irritantes.
Ele só queria se sentar pacificamente e tomar uma bebida.
* *
Wu Wan entendeu o que ele estava pensando.
Ninguém entendia Sima Chaoqun melhor do que Wu Wan. Eles estavam casados há onze anos e tinham uma criança de nove anos.
Ela tinha vindo para incentiva-lo a sair o mais rápido possível.
Ela abriu a porta silenciosamente e entrou. Agora ela saiu, fechando a porta atrás dela, não querendo incomodá-lo.
Quando ela saiu, lágrimas escorreram pelo seu rosto.
* *
Sima serviu-se de mais uma taça de álcool.
Fazia muito tempo desde que ele passou a primeira taça. Esta foi à vigésima sétima taça.
O que ele estava bebendo não era vinho, como Zhuo Dongli bebia, mas baijiu*. Mesmo que fosse incolor e insipido, quando você bebia, ele queimava como um fogo em seu estômago.
(NT: Baijiu - chinês: 白酒 é uma bebida alcoólica chinesa feita de grãos. Báijiǔ significa literalmente ‘álcool branco’ seu volume de álcool varia geralmente entre 40 e 60%).
 Mas ele não bebeu essa taça.
A porta se abriu novamente. Desta vez, a pessoa que entrou não foi Wu Wan, foi Zhuo Donglai.
Sima ergueu a cabeça e colocou a taça debaixo da cadeira. Ele olhou para a sombra de Zhuo Donglai na entrada.
“É hora de eu sair?”
“Sim.”

Parte 5



O pátio exterior estava iluminado brilhantemente e ressoava com o clamor de vozes.


O pequeno Gao espremeu o seu caminho através da multidão. Ele não era um dos convidados de Sima Chaoqun, então ele não podia entrar no salão principal, onde a luz das lâmpadas brilhava ainda mais gloriosamente.
As pessoas também lotaram o salão interior, mas todas eram famosas, com status, posições e poder.
Além destes indivíduos famosos, também havia vários homens vestidos com cintas verde escuras, vestidos de cetim e pele de carneiro. Eles eram fortes e ágeis quando recebiam os convidados, e seus olhos brilhavam. Eles definitivamente não iriam permitir que nada impróprio acontecesse, não importa quão pequeno.
De repente as vozes ficaram quietas.
O chefe do ‘Comissário das 39 Estradas do Norte da Grande Agência de Proteção’, a pessoa mais poderosa do mundo marcial, a sempre invencível Sima Chaoqun, finalmente apareceu.
Sima Chaoqun saiu vestido com uma roupa preta e branca, cuidadosamente adaptada para fazê-lo parecer ainda mais poderoso e alto do que o normal, e mais jovem do que sua idade real.
Cumprimentou os convidados de uma maneira sincera e honesta, e até caminhou até os degraus de pedra na frente do salão para acenar para a multidão no pátio exterior.
Em meio aos aplausos que se seguiram, Pequeno Gao não estava prestando atenção a Sima Chaoqun, mas a outras duas pessoas.
Suas roupas e traços eram bastante comuns, mas seus olhos eram frios e temerosos, cheios co, assassinato.
Eles não ficavam juntos, nem se olhavam, mas cada um deles tinha um grupo de oito ou nove pessoas perto, os observando, cuidando de manter uma distância adequada.
O pequeno Gao sorriu.
Ele podia dizer que essas duas pessoas estavam aqui por Yang Jian, assassinos de primeira classe despachados por Zhu Meng.
Ele também podia ver que Sima Chaoqun e Zhuo Donglai tinham atribuído a ele o mesmo status que eles, como havia pessoas mantendo um olho nele também. Na verdade, havia muitas pessoas assistindo ele. Zhuo Donglai deve suspeitar dele ser o mais perigoso de todos eles.
“Mas Zhuo Donglai cometeu um erro desta vez!” Pequeno Gao sorriu para si mesmo. “Atribuir pessoas para me observar é realmente um desperdício de mão de obra.”
* *
Duas enormes velas vermelhas ficavam acesas em uma longa mesa no meio do grande salão.
Sima Chaoqun se sentou à frente da mesa, sobre uma cadeira de sândalo vermelho-violeta, sobre a qual estava envolta uma pele de tigre.
Um feltro vermelho se espalhou em frente à cadeira, sobre a qual descansava uma tapete de oração de cetim violeta.
A grande cerimônia estava prestes a começar.
Os dois homens com os olhos assassinos já haviam começado a avançar lentamente. Os homens que os observavam os seguiram, suas mãos alcançando debaixo de suas vestes.
Obviamente eles tinham armas mortíferas escondidas em suas roupas.
Se estes dois tomassem alguma ação, as mãos dos homens brotariam com armas e os matariam em uma fração de segundo, antes mesmo de chegarem ao grande salão.
O pequeno Gao estava certo de que esses dois não teriam sucesso.
... Definitivamente havia uma terceira pessoa, e este era quem Zhu Meng tinha realmente enviado para assassinar Yang Jian.
Acabou que Pequeno Gao pensava da mesma forma que Zhuo Donglai. A única diferença era que ele sabia que a terceira pessoa não era ele mesmo.
... Quem era essa pessoa?
As pupilas do pequeno Gao se contraíram de repente.
Ele tinha visto uma pessoa que normalmente não atrairia nenhuma atenção, desviando através da multidão.
E uma caixa comum, antiquada, que definitivamente não atrairia a atenção de ninguém.
Ele queria avançar, mas a multidão estava muito lotada. A estrela da grande cerimônia acabou de entrar no salão principal.
* *
O rosto pálido e pálido de Yang Jian usava um sorriso.
Seis pessoas o escoltavam.
O pequeno Gao não reconhecia esses seis homens, mas quase todos que tivessem alguma experiência errante no Jianghu os conheceriam. A maioria deles eram famosos peritos na indústria da Agência de Proteção, mas ainda mais impressionante era que um deles era o ‘Céu Nebuloso’, o notório bandido que nos últimos anos tinha corrido solto na Estrada Guan Luo*.
(NT: Guan Luo é uma região no norte da China em algum lugar entre Shaanxi e Luoyang).
 Sob a proteção de seis especialistas como esses, quem poderia prejudicar Yang Jian?
Ele já havia alcançado o feltro vermelho, e estava em frente ao tapete violeta preparada especialmente para ele se curvar a Sima Chaoqun*.
(NT: A palavra aqui literalmente é "" bai shi, que significa uma pessoa formalmente se curvar diante de um mestre para se tornar seu discípulo. Não menciona Sima Chaoqun pelo nome, mas para a causa da claridade eu estou adicionando seu nome).
 Nesse exato momento, o pátio exterior explodiu. Já havia vinte pessoas no meio da multidão no chão, sangrando e gritando miseravelmente.
As pessoas que tinham caído não eram apenas subordinados de Zhuo Donglai. Muitos eram apenas inocentes aleatórios.
Este foi o plano estabelecido por Han Zhang e o frango de madeira.
Eles obviamente sabiam que as pessoas estavam observando eles, então antes que eles fizessem seu movimento, eles tentariam jogar a multidão no caos derramando sangue inocente.
Em meio ao caos, eles iriam voar para frente e atacar Yang Jian.
O pequeno Gao nem sequer olhou para eles.
Ele sabia que não importava o método que eles usassem, eles não teriam sucesso. Ele continuou observando a pessoa com a caixa.
Só que essa pessoa já havia desaparecido.
* *
Sima Chaoqun se sentou na cadeira de sândalo vermelho-violeta. Seu semblante e expressão facial não mudaram.
Os assassinos já haviam sido contidos fora do salão principal.
Yang Jian já havia sido levado pelos seis mestres, por uma porta na parte de trás do salão principal.
O pequeno Gao já havia determinado qual direção à porta enfrentava.
Os homens que o seguiam se distraíram, o Pequeno Gao de repente correu para o salão principal e então usou um estranho e indescritível movimento de artes marciais para escorregar pela parede e sair pela janela.
A janela e a porta estavam voltadas para a mesma direção.

Parte 6



Do lado de fora da janela havia um pequeno pátio cheio de fragrâncias de ameixas e pinheiros, um cheiro que faria com que alguém se sentisse extremamente feliz. Guardas vestidos de preto guardavam a longa e sombria passagem ao lado do pátio. Lâminas longas pendiam de suas cintura.
No final da passarela havia uma porta.
Assim que o Pequeno Gao disparou pela janela, ele avistou o Céu Nublado e os outros carregando Yang Jian pela porta.
E então a porta se fechou.
Os guardas vestidos de preto já haviam desembainhado suas longas lâminas. As lâminas brilhavam, e dez dos guardas atacaram em direção ao Pequeno Gao.
Eles não perguntaram quem era o Pequeno Gao? Eles não perguntaram por que ele estava aqui?
Não. Porque eles tinham recebido ordens: se qualquer estranho entrasse no pátio, eles deveriam matar à vista, sem perguntas!
* *
O pequeno Gao não explicou por que ele estava aqui, ou quais eram as circunstâncias. Já era passado o tempo em que as palavras podiam ser usadas para fazer explicações.
No momento, a única coisa que ele podia fazer era atacar primeiro, usando suas técnicas mais rápidas.
Ele tinha que chegar à porta no final da passagem, o mais rápido possível.
A luz da lâmina brilhava, apesar do fato de que a espada do Pequeno Gao ainda estava embrulhada em um pano.
Ele não tirou a espada. Usando apenas a bainha de tecido áspero, ele já tinha deixado de lado quatro lâminas, e derrubado quatro pessoas.
Num instante, ele entrou na passagem. Mais sete ou oito homens o atacaram. Ele os derrubou e correu em direção à porta.
Mas Zhuo Donglai já tinha chegado à porta.
Ele estava escondido nos bastidores o tempo todo. Sobre qualquer mudança repentina, ele poderia aparecer a qualquer momento.
O pequeno Gao olhou para ele e soltou um longo suspiro. “Eu pensei que eu chegaria na hora certa, mas infelizmente estou atrasado”.
Uma lâmina piscou atrás dele, mas o Pequeno Gao não olhou para trás. Zhuo Donglai acenou com a mão e a luz da lâmina descendente desapareceu de repente.
“Por que você está aqui?” Perguntou Zhuo Donglai friamente. “O que você quer?”
“Eu só quero ver alguém.”
“Quem?”
“Um assassino”.
Zhuo Donglai sorriu friamente. “Ninguém pode matar qualquer um aqui.”
“Eles podem”, disse Pequeno Gao. “Há alguém que pode.”
A expressão de Zhuo Donglai mudou de repente, porque ele tinha acabado de notar o leve cheiro de sangue.
Surpreendentemente, o cheiro do sangue emanava de trás da porta.
Zhuo Donglai se virou e a abriu, e naquele momento parecia que ele tinha caído no inferno.

Parte 7



Atrás da porta estava o que costumava ser um quarto delicado e resplandecente. A partir de agora, ele tinha sido transformado em inferno.
O inferno não contém pessoas vivas, e nem este quarto.
As sete pessoas vivas que acabaram de entrar no quarto nunca viveriam novamente. Alguns tinham gargantas abertas, outras tinham corações empalados, esfaqueados de frente para trás.
O mais miserável de todos era Yang Jian.
Sua cabeça estava longe de ser vista, e espalhados ao lado de seu corpo estavam um punhado de cartões de papel. Escrito em cada cartão havia oito caracteres: “Este é o destino final de um traidor!”.
* *
Havia quatro janelas no quarto, todas abertas.
Onde estava o assassino?
As estrelas cintilavam para fora das janelas abertas, e de longe podia-se ouvir o barulhento som de tambores e gongos. Esta noite era a noite do décimo quinto dia do primeiro mês do calendário lunar, por isso, o toque de recolher da noite tinha sido levantado*.
(NT: O décimo quinto dia do primeiro mês do calendário lunar é o Festival das Lanternas, ou em chinês ‘Yuan xiao jie’ e marca o final oficial do Festival da Primavera).
Zhuo Donglai permaneceu imóvel durante muito tempo, o vento frio soprando em seu rosto. Surpreendentemente, ele não enviou pessoas para perseguir o assassino. Em vez disso, ele se virou e olhou para o Pequeno Gao.
“Você sabia que os assassinos haviam sido enviados aqui?”
“Se eu soubesse, então você deveria ter sabido também.     Ele suspirou. Eu estive querendo ver essa pessoa por um longo tempo.”
“Mas não havia apenas um assassino.”
As gargantas haviam sido cortadas com uma lâmina fina e afiada. Os corações tinham sido perfurados com uma lança extremamente pontiaguda.
E a cabeça de Yang Jian tinha sido cortada com algum tipo de machado.
Zhuo Donglai parecia calmo novamente. Calmo e composto.
“Você deve ser capaz de dizer que havia pelo menos três pessoas aqui”, disse ele. “Não há ninguém que possa usar três métodos diferentes, e armas completamente diferentes, para matar pessoas”.
“Sim, existe”. A resposta de Pequeno Gao foi completamente sincera. “Existe uma”.
“Você realmente acredita que há uma pessoa como esta no mundo? Algum especialista que pode usar três armas diferentes ao mesmo tempo para matar sete pessoas?”
“Sim!” disse Pequeno Gao com total confiança. “Quem sabe, talvez haja até mesmo duas pessoas. Mas definitivamente pelo menos uma.”
“Quem é essa pessoa?”
“Eu não sei.” Gao Pequeno suspirou novamente. “Se você não tivesse bloqueado o meu caminho agora, eu poderia ter tido a chance de vê-lo.”
Zhuo Donglai continuou a encará-lo. Suas palmas sentiam como se estivessem suando.
“Embora”, disse Pequeno Gao. “eu realmente não sabia que ele estava aqui em Chang'an. E eu nunca imaginei que ele estaria trabalhando como um assassino para Zhu Meng”.
Zhuo Donglai continuou a olhar para ele por um longo tempo. Ele olhou para sua expressão facial, seu porte, a maneira como ele estava, a espada embrulhada em sua mão. Ele disse de repente: “Eu acredito em você. Se você quiser sair, pode ir embora”.
Isso chocou os observadores. Este não era o estilo de Zhuo Donglai. Ele nunca tinha deixado alguém sair tão facilmente.
A única razão pela qual ele faria algo assim seria se considerasse que Pequeno Gao era muito perigoso. Sob tais circunstâncias, ele não iria querer dar origem a mais problemas.
O pequeno Gao riu.
“Eu sei que posso sair quando quiser”, disse ele. “A coisa é, eu não quero ir.”
“Por quê?”
“Porque há algo que eu preciso lhe dizer”.
“O que é?”
“Meu sobrenome não é Li, e meu nome não é Huicheng. Além disso, eu não vim aqui por Yang Jian.”
“Eu sei”, disse Zhuo Donglai. “Por causa disso, vou deixar você ir embora.”
“Na verdade, há muitas coisas que você não sabe”. Pequeno Gao riu. “E porque você não sabe, eu não vou embora.”
As mãos de Zhuo Donglai cerraram os punhos.
De repente, ele percebeu que este jovem tinha um traço de rebeldia que era inicialmente difícil de detectar. Ele era como um animal selvagem que tinha acabado de vaguear para baixo das montanhas profundas, não nenhum pouco de medo de alguém ou qualquer coisa.
“Eu tenho o sobrenome Gao, e vim aqui por uma pessoa”,
“Por quem?”
“Por Sima Chaoqun. O invencível Sima Chaoqun”.
Dentro dos punhos cerrados de Zhuo Donglai, o suor frio saltou adiante.
“Você é Gao Jianfei*! O jovem espadachim Gao Jianfei que em três meses assassinou os quatro maiores mestres de espada das seitas Kunlun, Huashan e Kongtong!”
(NT: O nome de Gao Jianfei em chinês é    Gāo jiàn fēi. ‘Jian’ significa fazer algo gradualmente e ‘fei’ significa voar).
 “Sim”, disse Pequeno Gao. “Este sou eu.”
* *
A noite ficou mais escura, o vento soprou mais forte.
“Eu não mato pessoas em segredo”, disse Pequeno Gao. “Então, defina uma data e um lugar. Eu quero descobrir se Sima Chaoqun realmente é invencível.
Zhuo Donglai riu. “Eu garanto que você vai descobrir. Eu só queria que você não precisa”.

Parte 8



Não havia toque de recolher na longa rua. Os mercados de flores e lanternas festivas eram muito pitorescos.
Havia todos os tipos de lanternas e todos os tipos de pessoas. Mas parecia que Pequeno Gao não as notou.
Zhuo Donglai tinha prometido oferecer uma resposta dentro de um mês, e tinha prometido lhe dar uma possibilidade em uma luta justa com Sima Chaoqun.
Era por isso que ele tinha vindo a este lugar, e ainda parecia que ele não estava muito focado no assunto.
A partir de agora, sua mente estava focada em uma pessoa solitária, e em uma caixa solitária.
—Exatamente Que tipo de pessoa ele era? Exatamente que tipo de arma temível era essa caixa?

Parte 9



No mesmo momento, no meio da noite negra e do vento frio soprando, uma pessoa solitária, carregando uma caixa solitária, saiu quietamente da antiga cidade de Chang'an.
* *

Comentários

  1. Vou ler assim que eu terminar de me mudar. Parece muito interessante. Obrigado por traduzir!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas